Antecedentes
O LEN começou a operar em 1989 com a contribuição de poucos alunos, ainda sem um grande estrutura física, mas, com ações concretas na pesquisa de biocombustiveis operando em motores do ciclo diesel. Mas foi em 1992, durante a ECo 92 que se concretizou com a aprovação de um projeto de pesquisa , com recursos financeiros da embaixada Suíça no Brasil, sendo assinado em 1993.
O LEN atua como importante espaço de articulação entre pesquisadores da área energética e ambiental, sejam eles da UFBA, de outras instituições ou de empresas que mantenham convênios e/ou parcerias com a universidade. Esta articulação tem permitindo ao LEN congregar competências e vocações, potencializando a aplicação dos recursos humanos e materiais na execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Como resultado, tem-se obtido importantes avanços no estágio atual do desenvolvimento da pesquisa na área energética, ampliando-se a produção científica e seu impacto sobre o Sistema de C&T do Estado da Bahia.
Não obstante, constituiu grupo de pesquisa no CNPq e contribuiu com a viabilidade do Curso de Especialização em Engenharia do Gás Natural (CEEGAN), criado no ano de 2000.
O LEN também colabora com os Programas de Pós-gradução em Energia e Ambiente, Engenharia Industrial, Mecatronica. Como conseqüência desta sinergia o reflexo é o imediato comprometimento e melhoria na graduação e na extensão.
A equipe tem financiamento de projetos de pesquisa na agencias de fomento como FINEP/Fundos Setoriais, CNPq, Fapesb, Petrobras/ANP, Banco do Nordeste, além de empresas como Braskem, BAHIAGAS, Petrobahia, Rodopar, TV Bahia, Geradoura, E&A Energia e Ambiente, Naturapi etc.
O perfil interdisciplinar do LEN tem propiciado a articulação com outras universidades e centros de pesquisas do Estado da Bahia e de outros estados do país, das quais destacamos a UFPB, a UFS, a UFPE, a UFRN, a UNICAMP, a UFRJ, a PUC-Rio, e o CENPES/PETROBRAS e no Exterior na Universidade de Zaragoza, Minho e Aveiro em Portugal, Università degli Studi dell’Insubria Itália.
O LEN dispõe de equipamentos, instrumentos e desenvolveu metodologias para realização de avaliações energéticas: diagnósticos da situação atual, potencial de conservação, medidas para reduzir o consumo atual, avaliação econômica, acompanhamentos dos projetos propostos etc. A equipe está devidamente treinada e capacitada para oferecer aos clientes serviços com qualidade, e proporcionar ao aluno o aprofundamento das atividades didáticas, assim como intensificar uma maior interação entre a Universidade e a Sociedade. O campo de pesquisas do LEN abrange além das energias convencionais (derivados de petróleo, gás natural e energia), as energias renováveis, isto é: biodiesel, solar, eólica, biomassa, etc.