É com muita alegria que, em nome da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e demais instituições promotoras, convidamos a todos para participar do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (24º COBEQ), a ser realizado entre os dias 01 e 04 de outubro de 2023 e do 19º Encontro Brasileiro sobre Ensino da Engenharia Química (19º ENBEQ), a ser realizado entre dias 04 e 05 de outubro de 2023.
Salvador voltará a sediar o COBEQ, após 30 anos, para a realização da sua 24ª edição. O COBEQ é o evento de maior relevância nacional na área de Engenharia Química, reunindo pesquisadores da Academia e da Indústria. Desde 1976, estabelece bianualmente um ambiente de encontro para discussão de temáticas proeminentes e atuais, relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da engenharia química no Brasil e no mundo. Nesta 24ª edição, o COBEQ traz como tema central “O papel da engenharia química na transição energética, desfossilização e circularidade da economia”, um tema atual e de relevância mundial na busca de um futuro sustentável para nosso planeta.
A hospitaleira Salvador abre as portas pela primeira vez para sediar o ENBEQ, o qual se consolidou como um fórum de discussão sobre diversos aspectos da formação do profissional da engenharia química, especialmente neste momento que as novas DCN’s e a Curricularização da Extensão nos currículos dos Cursos de Graduação trazem novos desafios e nos convidam a queda de paradigmas no ensino da engenharia química. A 19ª edição do ENBEQ busca integrar docentes, discentes e gestores de cursos de engenharia química (graduação e pós-graduação) numa imersão de ricas discussões sobre práticas inovadoras de ensino-aprendizagem nas universidades brasileiras e do exterior, bem como temas atuais e controversos, porém de alta relevância e impacto da contemporaneidade, como a cibercultura, a hibridização do ensino, curricularização da extensão, dentre outros.
A Terra-Mãe do Brasil, a primeira capital do Brasil, com seu axé, seus encantos e riqueza cultural, aguarda vocês para um momento de interação, discussão e muitos aprendizados voltados ao desenvolvimento da Engenharia Química no Brasil.
Esperamos por vocês !!
Data: 01 à 04 de outubro de 2013.
Local: Fiesta Bahia Hotel - Salvador - BA.
Inscrições:
O Bahia Oil & Gas Energy 2023 é um evento internacional com foco no setor de petróleo e gás do estado da Bahia, que abordará assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética.
Local: Centro de Convenções. Salvador - BA.
Data: 24 a 26 de maio de 2023.
Informações e inscrições :
QUANDO: 25/04/2019 (quinta-feira) às 10:00h
ONDE: LEN/UFBA, 3º andar, Escola Politécnica
AGENDA: Trabalhos aprovados no 4th International Conference on Energy and Environment: bringing together Engineering and Economics, Guimarães, Portugal, 16-17 May, 2019
APRESENTADOR(a): José Airton de Mattos Carneiro-Junior - Doutorando PEI
Equilibrium Modeling for Partial Biomass of Forest Biomass
APRESENTADOR(a): Marcela Magalhães- Doutoranda PEI
Segue a programação prévia do Seminário do LEN (sujeito a alterações) https://onedrive.live.com/redir?resid=84A8311A8F39672B!4708&authkey=!ANGuo7U9wP-iMg0&ithint=file%2cxlsx
O trabalho consiste no desenvolvimento de uma metodologia para análise da viabilidade técnica, ambiental e econômica de sistemas de cogeração de energia baseado em motores alternativos de combustão interna movido a gás natural e chiller por absorção. Foi desenvolvido um indicador tecnológico, aplicado um ambiental e adaptado um econômico para utilização nos modelos pesquisados, o que culminou na determinação dos limites de viabilidade técnica, econômica e ambiental desses modelos. Os indicadores foram aplicados em um estudo de caso real em um supermercado localizado em Salvador - Bahia - Brasil. Os resultados foram discutidos em três cenários, associado com uma análise de investimento para implantação dos modelos. Para todos os sistemas de cogeração apresentados, foi realizado a 'Qualificação desses Sistemas', para que os modelos possam utilizar os benefícios fornecidos pela legislação vigente, que incentiva a implantação de Sistemas de Cogeração no Brasil".
AGENDA: Avaliação energética e ambiental do saneamento baseado em recursos para aproveitamento da urina humana na agricultura
QUANDO: 11/04/2019 (quinta-feira) às 10:00h
ONDE: LEN/UFBA, 3º andar, Escola Politécnica
APRESENTADOR(a): Diego Lima Medeiros - Doutorando PEI
O trabalho apresenta um referencial teórico sobre a sustentabilidade ambiental, ferramentas da ecologia industrial usadas nos estudos de caso e relação do saneamento doméstico com o uso da água, energia e produção de alimentos. Os estudos de caso apresentam uma proposta de gestão da urina humana e seus potenciais ganhos energéticos e econômicos; avaliação do ciclo de vida de cenários de aproveitamento da urina humana como fertilizante da cultura do milho; e um método de melhoria contínua da informação para apoio a tomada de decisão e cumprimento de metas ambientais com um exemplo de aplicação nos cenários de transporte da urina humana.
Segue a programação prévia do Seminário do LEN (sujeito a alterações)
Em parceria com a Rde Bahia e a Geradora o Laboratório de Energia da Escola Politécnica da UFBA, está produzindo 10.000 litros de biodisel para utilizar nos geradores para produzir energia elétrica para os palcos do Festival de Verão 2012.
O Festival de Verão deste ano foi realizado em Salvador com a proposta de diminuir os impactos ambientais causados pelo evento. A Geradora, parceira da Bahia Eventos, organizadora do festival, utilizou biodiesel nos geradores de energia instalados no Parque de Exposições de Salvador, em ação desenvolvida com a UFBA, responsável por transformar óleo residual em Biodiesel no laboratório da Escola Politécnica.
Segundo Ângela Márcia, coordenadora do projeto ambiental do Festival de Verão, toda a energia do evento foi movida pelo combustível produzido pelos pesquisadores. “Os resíduos produzidos no parque não dão conta de toda a energia que precisamos, mas parte será do que for recolhido aqui, e parte do que já foi recolhido pela UFBA em outras partes da cidade será o suficiente”, explicou.
À frente da pesquisa, o coordenador do laboratório de energia da UFBA, Prof. Ednildo Torres, ressalta que o biodiesel produzido a partir dos resíduos da festa é mais renovável e limpo que o comercializado em postos de combustível. “Na bomba comum há o biodiesel 5%. Ou seja, cinco litros de biodiesel e 95 de óleo diesel a cada 100 litros distribuídos. O nosso apresenta 30 litros de biodiesel a cada 100. Se tem mais biodiesel, menos agressor ao meio ambiente ele é”, disse.
Segundo Ednildo Torres, essa adequação melhora as emissões atmosféricas, protege os rios e mares onde seria descartado esse óleo, além de contribuir para a pesquisa científica. Oito alunos da UFBA atuaram no Festival de Verão como monitores junto aos geradores de energia, com o objetivo de identificar melhorias a partir do uso do biodiesel como forma de energia e criar metas para os próximos eventos.
Encontra-se em testes duas rangeres que estão sendo ensaidas no dinamômetro de chassi com biodiesel B5 e B100 e outras misturas, em parceria com a FORD Camaçari.
Links das Noticias do Festival de Veral 2012