No contexto da COP26 e acordo de Paris, o Brasil se comprometeu em reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030. Uma vez que a eletrificação e o uso do hidrogênio não se mostraram viáveis para voos longos, a produção de SAF, derivado da biomassa, se mostra a rota mais rápida de descarbonização. Apesar de possuir uma sólida produção de combustíveis sustentáveis para veículos, não há no país atualmente desenvolvimento tecnológico relevante na produção de SAF. No entanto, o Brasil tem uma robusta produção agropecuária que gera grande quantidade de resíduos, uma matéria-prima de baixo custo. Para o desenvolvimento de rotas viáveis técnica e economicamente, é fundamental o desenvolvimento de catalisadores com seletividade elevada para o combustível desejado.
Neste projeto, os principais catalisadores da literatura serão investigados nas reações simultâneas ou sucessivas de conversão de Metanol, Etanol e Gás de síntese a combustíveis na faixa de hidrocarbonetos C8 a C16 (SAF), em condições de bancada. Diversos catalisadores serão investigados, tais como os zeólitos, com diferentes topologias, modificados com metais de transição, a exemplo do níquel e suas combinações com promotores eletrônicos e texturais (NiMo, NiW, NiNb), os óxidos mistos contendo níquel. O seu desempenho será definido com base na caracterização dos produtos da reação com base na sua composição dentro dos cortes de SAF, Nafta, Diesel, gasolina, GLP, etc. e nas suas condições de viscosidade, densidade, ponto de fulgor, poder calorífico superior e inferior, umidade. O aproveitamento de resíduos de biomassa, de materiais residuais de construção civil e a utilização de resíduos industriais para síntese dos catalisadores aumentarão a pegada sustentável do projeto. Após este screening inicial, novas composições de catalisadores serão otimizadas sempre visando melhorar a atividade catalítica, um maior rendimento na faixa de SAF, maior estabilidade e resistência à desativação.
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