• Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57
  • Home slideshow 57

Biocombustíveis

Conteúdo relacionado à linha de pesquisa:

Não há docentes para esta linha de pesquisa.

Não há discentes com esta linha de pesquisa.

Linhas de Pesquisa Integrantes Período Órgão de Fomento
INCITERE - Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Energias Renováveis do Estado da Bahia

O Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Energias Renováveis do Estado da Bahia (INCITERE), visa desenvolver atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em energias renováveis com foco no Estado da Bahia, visando a formação qualificada de recursos humanos, geração de energia com a formação de redes de cooperação científica e tecnológica de forma interinstitucional e interdisciplinar com a academia, empresas e sociedade. Salienta que na equipe composta de 82 pesquisadores oriundos de 6 ICTs do Estado da Bahia, e uma de Portugal, onde 8 são PQs do CNPq, e nos últimos cinco anos publicaram 194 artigos, em congressos, revistas e journals indexados, mostrando a capacidade da equipe envolvida, 9 laboratórios de pesquisa, 14 subprojetos, sendo destes um do NIT e outro da coordenação e os demais nas energias renováveis.

A participação no INCITERE está previsto os seguintes programas de Pós graduação sediados na UFBA com vinculações em Energia Renováveis:

PGEnAm - Programa de Pós graduação em Energia e Ambiente

PEI - Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial

PGQUIM - Programa pós graduação em Química

PPGEE - Programa Pós graduação Engenharia Elétrica

PGEC - Programa Pós graduação em Engenharia Civil PPGM - Programa Pós graduação em Mecatrônica.

01/2023 a 01/2023 FAPESB
Síntese de novo catalisador para Produção de Sustainable Aviation Fuel (SAF) a partir de Metanol, Etanol e Gás de Síntese (CATSAF)

No contexto da COP26 e acordo de Paris, o Brasil se comprometeu em reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030. Uma vez que a eletrificação e o uso do hidrogênio não se mostraram viáveis para voos longos, a produção de SAF, derivado da biomassa, se mostra a rota mais rápida de descarbonização. Apesar de possuir uma sólida produção de combustíveis sustentáveis para veículos, não há no país atualmente desenvolvimento tecnológico relevante na produção de SAF. No entanto, o Brasil tem uma robusta produção agropecuária que gera grande quantidade de resíduos, uma matéria-prima de baixo custo. Para o desenvolvimento de rotas viáveis técnica e economicamente, é fundamental o desenvolvimento de catalisadores com seletividade elevada para o combustível desejado.

Neste projeto, os principais catalisadores da literatura serão investigados nas reações simultâneas ou sucessivas de conversão de Metanol, Etanol e Gás de síntese a combustíveis na faixa de hidrocarbonetos C8 a C16 (SAF), em condições de bancada. Diversos catalisadores serão investigados, tais como os zeólitos, com diferentes topologias, modificados com metais de transição, a exemplo do níquel e suas combinações com promotores eletrônicos e texturais (NiMo, NiW, NiNb), os óxidos mistos contendo níquel. O seu desempenho será definido com base na caracterização dos produtos da reação com base na sua composição dentro dos cortes de SAF, Nafta, Diesel, gasolina, GLP, etc. e nas suas condições de viscosidade, densidade, ponto de fulgor, poder calorífico superior e inferior, umidade. O aproveitamento de resíduos de biomassa, de materiais residuais de construção civil e a utilização de resíduos industriais para síntese dos catalisadores aumentarão a pegada sustentável do projeto. Após este screening inicial, novas composições de catalisadores serão otimizadas sempre visando melhorar a atividade catalítica, um maior rendimento na faixa de SAF, maior estabilidade e resistência à desativação.

01/2022 a 01/2022 CNPq

Não há publicações para esta linha de pesquisa.