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Linhas de Pesquisa | Integrantes | Período | Órgão de Fomento | ||
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AVALIAÇÃO DO POTENCIAL, DO CUSTO OPERACIONAL E DO ABATIMENTO DAS EMISSÕES DE CO2 FÓSSIL, NA ELABORAÇÃO DE NOVAS MISTURAS NO FUTURO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS, EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO BIOMOTOR |
Urge buscar soluções energéticas transitórias, neste proposito, a contribuição dos combustíveis verdes agregarem soluções mitigadoras aos combustíveis de fonte fóssil, bem como a mistura com biocombustíveis como o biodiesel, etanol, HVO ou diesel verde, e ou DME, visa prolongar a viabilidade do uso dos combustíveis tradicionais, especialmente, em países em processo de melhoramento de desenvolvimento. No Brasil em 2021, setor de biocombustíveis, a produção de biodiesel foi 9% superior ao ano anterior em decorrência, principalmente, do aumento do teor de mistura no óleo diesel. Já a produção de etanol foi 7,1% inferior ao ano anterior, atingindo 32,8 bilhões de litros (Boletim ANP, 2021). Por outro lado, observando o lado da demanda, especialmente, para o setor de transporte, no Brasil, o foco deste projeto, em 2020, o biodiesel participou com 5,3%, o etanol com 19,3% a gasolina com 25,4% e o óleo diesel com 44,4%. Sendo assim, a indicação é que o Brasil continuará dependente do combustível fóssil, mas poderá mudar com uma nova política de combustíveis verdes. A declaração final da COP26, trouxe o compromisso internacional para a redução gradual dos combustíveis fósseis. Enquanto governos e empresas assinaram compromisso para encerrar a venda de motores de combustão interna nos principais mercados em 2040. Mas a realidade de muitos países incluindo o Brasil, com uma grande reserva de hidrocarbonetos deverá seguir pois mais tempo, acreditando que possa chegar até 2070, mas com grandes restrições nas décadas finais. Este projeto visa realizar testes experimentais para avaliar características, torque, potência, consumo especifico, em diferentes condições, as emissões, o material particulado e os operacionais, para abater a geração de CO2 do diesel fóssil, com a utilização de novas misturas dos biocombustíveis verde (Biodiesel, etanol, HVO e DME), aditivos, nanotecnologia, em motores de ignição por compressão. |
01/2023 a 01/2023 | CNPq | ||
INCITERE - Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Energias Renováveis do Estado da Bahia |
O Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Energias Renováveis do Estado da Bahia (INCITERE), visa desenvolver atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em energias renováveis com foco no Estado da Bahia, visando a formação qualificada de recursos humanos, geração de energia com a formação de redes de cooperação científica e tecnológica de forma interinstitucional e interdisciplinar com a academia, empresas e sociedade. Salienta que na equipe composta de 82 pesquisadores oriundos de 6 ICTs do Estado da Bahia, e uma de Portugal, onde 8 são PQs do CNPq, e nos últimos cinco anos publicaram 194 artigos, em congressos, revistas e journals indexados, mostrando a capacidade da equipe envolvida, 9 laboratórios de pesquisa, 14 subprojetos, sendo destes um do NIT e outro da coordenação e os demais nas energias renováveis. A participação no INCITERE está previsto os seguintes programas de Pós graduação sediados na UFBA com vinculações em Energia Renováveis: PGEnAm - Programa de Pós graduação em Energia e Ambiente PEI - Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial PGQUIM - Programa pós graduação em Química PPGEE - Programa Pós graduação Engenharia Elétrica PGEC - Programa Pós graduação em Engenharia Civil PPGM - Programa Pós graduação em Mecatrônica. |
01/2023 a 01/2023 | FAPESB |
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